Nos dias de hoje, em que estamos sendo bombardeados em todo tempo com todo tipo de corrupção moral e ética, pela televisão, rádio, jornais, internet, propagandas visuais (outdoor) querendo nos mostrar que tudo nos convém, que é super normal sexo antes do casamento, ser adúltero, bebedeiras, experimentar drogas, fumar, não respeitar pai e mãe, dar aquele jeitinho brasileiro, xingar, já ouviram as letras de funk que passam em carros com som altíssimos?..., o governo querendo abertamente transformar o nosso querido Brasil na Roma dos tempos dos “Cesars” onde era totalmente normal e símbolo de status ser uma pessoa bissexual e pedófila, o governo gastando milhões em propaganda aberta, e quando digo aberta digo do ponto de vista de não se esconder mais nada, por que a tempos atrás, esse tipo de coisa era inserido com mensagens subliminares*, agora não, o governo como se não houvesse problema nenhum em nossas escolas, direciona a verba da educação para produzirem algo que só o nome já e auto-explicativo, Kit gay*, querendo ensinar e incentivar nossas crianças que comportamento homossexual* é algo totalmente normal, fazendo que o sentido de democracia seja invertido, pois alguém aqui acha que a maioria da população aprova essa idéia? Sabemos que a intenção do governo em momento algum é nos ensinar a pensar por conta própria e sim nos enquadrar em um sistema de perguntas e respostas ais quais se não baterem com o “padrão” implantado não é considerada certa*, tentando com todo custo fazer com que aceitemos “navegar conforme a maré”,deixarmos a vida nos levar, ir na mão do mundo. Venho falar de um personagem bíblico que tem muito a nos ensinar, mesmo nos dias de hoje.
Gênesis 39: 1 ao 10 NVI
1 José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.
2 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.
3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,
4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.
5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.
6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,
7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! "
8 Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? "
10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
Tema da reflexão é: “Vivendo na contramão do mundo”
Vejo na vida de Jose, várias coisas que podemos aplicar no nosso viver, pois vejo claramente que Jose viveu num ambiente bem parecido com o nosso, baseado nessa afirmação... Jose teve uma sacada especial, a de ser fiel a Deus, mesmo longe da terra dos seus pais, em uma época que não se entendia Deus com o atributo da onipresença,explicar! o Deus era do pai, que foi do avô, que foi do bisavô...
Tese:Quero propor uma mudança em nossas vidas hoje, que assim como nosso personagem decidiu renunciar a tudo aquilo que lhe foi oferecido, convido a todos nessa manhã começarmos a fazer isso também, renunciar o mundo, andar na contramão do mundo, e assim vivermos uma nova vida ao serviço de Deus. Sairmos daqui com a convicção de que devemos ser crentes melhores, dando testemunho de Cristo em toda parte, principalmente onde não somos conhecidos como cristão e não só na “igreja” (templo)
uma das coisas que vejo na vida de Jose, que me chama a atenção, é que nasceu em uma família atribulada, instabilidade familiar:
Seu pai teve 4 esposas simultâneas, 10 meio-irmão e 1 irmão, tinha o habito de delatar o que os irmãos faziam, isso, com certeza acirrava mais as rivalidades, seus irmãos cogitam em matá-lo, a irmã foi estuprada, seus irmãos Simeão e Levi promoveram uma chacina em virtude do estupro, o irmão mais velho Ruben, deita-se com a esposa do pai, o irmão Judá engravida sua nora Tamar, a qual se passou por prostituta, e ficou grávida do sogro, Jose infelizmente vivia em um lar desestruturado, assim como muito dos nossos jovens, assim como eu vivi, mais vemos que independente de toda a tribulação, Jose fazia o caminho contrario, andava na contramão dos fatos para ser um instrumento de Deus, e nós? Em nossos lares? Fazemos a diferença ou deixamos para lá, meu pai sempre foi alcoólatra, minha mãe..., o que fazemos a respeito disso? Minha casa sabe que sou cristão, minha família ver isso em mim, eu reflito Cristo em minha vida familiar?
outra coisa que vejo na vida de Jose, são suas amizades, quando era escravo de potifar, tinha uma vida normal, pois cuidava dos negócios do seu dono, então vemos que tinha amigos entre a criadagem e na terra do Egito, pois a bíblia relata que era observado e viam a diferença em José, aprendeu o antigo egípcio com um escriba amigo seu, ele era bem visto pelo os que o rodeavam, mais com certeza era zuado pela galera, pois era o diferente, não vivia igual os outros, e nós? Quando estamos com nossos amigos não crentes, eles vêem Cristo em nós? Como são nossas conversas?
mais uma coisa que vejo na vida de Jose, é como se comportava no trabalho, a bíblia relata que os negócios do seu dono prosperavam, vemos que Jose de maneira nenhuma, fazia algo que desabonasse sua conduta como empregado, pelo contrario, era o melhor, não fazia transações irregulares nas compras para o seu senhor, dava conta de tudo, era excelente no que fazia, não desviava nada, devia com certeza ser vitima de suborno para com os vendedores, pois talvez queriam enviar uma nota fria, com valores diferentes do correto, mais Jose era integro em sua conduta, ia na contramão dos demais comerciantes, era justo para com o seu patrão, e a gente? No nosso trabalho, andamos correto, temos algum tipo de conduta que coloque em cheque nosso caráter Cristão? Será que só Por que todo mundo faz eu vou fazer também? Tem um monte, não vai fazer falta, ninguém vai notar! Qual seu apelido no trabalho? Pastor ou Crente do Paraguai?
Vejo também na vida de Jose, que ele se manteve puro, virgem, até o seu casamento, quando a esposa de seu dono se ofereceu para ele, ele vai, e dá aquele corte nela, várias vezes, quanto ele teve que correr da esposa do seu patrão? Viviam na mesma casa! Mais Jose era Crente, o espírito falava mais alto do que a carne, ia na contramão da lógica, quem ia ver ele com esposa de potifar? ******** saber que estava pecando contra Deus, era argumento suficiente para ele, e a gente? Como lidamos com o sexo, estamos esperando o tempo certo? Só quero ficar sem compromisso? Meu namoro esta dentro dos parâmetros bíblicos? Estamos na contramão de toda influencia que recebemos a respeito da relação homem e mulher?
Fora da igreja, somos iguais a Jose?
Estamos indo na contramão em nosso viver?
Sei que não é fácil viver na contramão do mundo, ser Cristão não nos livra das tribulações, assim como não livrou Jose, suas experiências foram: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão. Ao invés de melhorar, a situação de José parecia piorar cada vez mais. Entretanto, ele estava sendo conduzido para o lugar onde Deus queria levá-lo. E conosco é a mesma coisa, devemos nos colocar na posição oposta a do mundo, mirarmos Jesus e seguirmos, é fácil? Vamos ver na prática? Dinâmica de contramão, lembrando que o Espírito Santo que dá o suporte enquanto Jesus é a direção contrária a do mundo
Devemos estar debaixo da vontade de Deus em todos os lugares. Testemunharmos Cristo em nossas vidas em todo o tempo
Ser cristão é andar na contramão do mundo:
· . o mundo vicia, Cristo liberta;
· o mundo contamina, Cristo cura;
· o mundo é guerra, Jesus é paz;
· o mundo é corrupto, Cristo purifica;
· o mundo acusa, Jesus perdoa;
· o mundo é ódio, Deus é amor;
· o mundo é depressão, Deus é alegria;
· o mundo é frágil, Deus é poder;
· o caminho do mundo é largo e leva pro abismo, o caminho de Deus é estreito, mas leva à vida eterna;
· o mundo é mão, Jesus é contramão
Quero propor um desafio a todos que estão aqui, o qual passarmos um dia, hoje, longe daquele pecado de estimação que temos, seja qual for, precisamos de um começo, não é? Que tal agora, aquele nos aflige, quem não precisa de ajuda?
Deixar para amanhã pode ser tarde demais!!!
Vamos orar? E agora colocar em prática o que foi colocado aqui nesta manhã!
Que toda honra e toda glória seja dada ao Senhor Jesus
Cristo!